sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Cuba - dicas de viagem


Moeda Local

 Peso Cubano – usado pelos nativos

 Peso Convertido ou CUC – moeda usada pelos turistas que possui valor equivalente ao dólar americano (1 CUC = 1 USD = aproximadamente 25 pesos cubanos)

 Por exemplo, a entrada de um museu que custa 1 peso cubano para morador, custaria 1 peso convertido para um turista, ou seja quase 25 vezes mais cara.

 Apesar do valor médio dos salários em Cuba ser considerado baixo, tem que se levar em conta que o valor de transporte, ingressos, entrada de pontos turísticos, mercadorias e outros é bem menor  para moradores do que é cobrado dos turistas, portanto o impacto financeiro aparece mais no caso de necessitarem fazer uma viagem, comprar certos produtos ou importar algo. Por outro lado, os comerciantes que recebem em peso convertido acabam tendo um lucro bem maior, embora grande parte fique com o governo local. Podemos perceber, por exemplo, que as famílias que alugam quartos em geral possuem um padrão de vida bem superior aos demais moradores,  possibilitando até a realização de viagens internacionais.

 No caso de gorjetas ou esmolas o valor que para o turista pode ser irrisório, para eles pode ser uma quantia significativa.

  Para os que pensam que vale trocar em Peso Cubano e não Peso Convertido digo que é bom ter um pouco para caso de pedintes, porém para usar nos estabelecimentos dificilmente aceitarão, a não ser em algum lugar muito simples, porque mesmo sem apresentar documento eles logo sabem que é turista ou não e cobram valor em CUCs.


Havana:

   Parada obrigatória para quem vai à Cuba, um lugar marcado pela história, imagens de Che e Fidel espalhadas por toda a cidade, carros antigos e muitos atrativos e características que fazem dela um lugar único.

 Lugares a visitar:

 Habana Vieja –  o centro colonial

          La Bodeguita Del Medio – restaurante famoso que foi frequentado por Ernest Hemingway
          Plaza de La Catedral

          Calle Obispo e Calle Oficios – ruas históricas

          Plaza de San Francisco e Plaza Vieja  - praças históricas
          Catedral de San Cristóbal

          Iglesia Nuestra Señora de La Mercedes
          Castillo de La Real Fuerza


Centro de Habana e Prado

          Carros antigos - alguns utilizados como táxis ou para city tour

          Capitólio

          Callejón de Hammel – no bairro Cayo Hueso – espécie de galeria a céu aberto, com murais e grafites coloridos. Aos domingos há saraus de Rumba.



          Castillo de San Salvador de La Punta
          Museo de La Revolución

          Memorial José Martí
          Catedral de San Cristóbal

         Malecón – avenida que conta com um imenso calçadão à beira-mar, muito frequentado pelos moradores principalmente no fim da tarde


Vedado e Plaza

           
          Universidad de Habana

          Plaza de La Revolución

          Hotel Habana Libre

          Hotel Nacional

         Calle 23 - onde está a famosa sorveteria Coppélia, sempre com interminável fila (até parece que o sorvete é de graça rs)


Alguns clubes:

          La Zorra y El Cuervo – Clube de Jazz

          Casa de La Música – Centro Habana \ Miramar


Fora do centro

          Castillo Del Morro

        Cañonazo – cerimônia realizada todas as noites ‘as 21h na Fortaleza de La Cabaña, na qual grupos de soldados das Forças Armadas Revolucionárias, vestidos com uniformes do século 18, disparam tiros de canhão.


Trinidad:


   Cidade pequena e super aconchegante, que lembra a histórica Paraty no Rio de Janeiro. Tudo se concentra em torno de uma praça e especialmente uma grande escadaria ao ar livre com bares e música ao vivo – salsa cubana (lugar no estilo da Pedra do Sal - no Rio de Janeiro). Para quem prefere lugares cobertos há outras casas de salsa nos arredores e é comum encontrar professores de dança nos diferentes ambientes.






 Lugares a visitar:

          Plaza Mayor


          Iglesia Paroquial de La Santissima Trinidad

          Museo Romântico

          Iglesia y Convento de São Francico

          Museo de Arquitectura Colonial


Um lugar imperdível é a boate Disco Ayala, que fica dentro de uma caverna. A música é variada mas o maior atrativo é a localização mesmo, só não se entusiasme muito com os cubanos (ou ao menos não deixe isso evidente... rs) , é que em Cuba paquera entre cubanos e turistas é oficialmente proibida, e lá assim como em outras boates e casas de show, a polícia a todo momento faz ronda e se encontra algum “casal misto” o cubano é advertido formalmente... depois duas ou três advertências é preso... bem... isso não impede de vários casais se formarem nas festas mas o jeito é beijar com os olhos entreabertos ... e a qualquer sinal de perigo os pombinhos se afastarem ou se tratarem como desconhecidos...  Já tinha ouvido esses boatos e pensei que era mentira... imagina alguém ser preso por beijar um turista maior de idade... mas lá comprovei que é sério mesmo... Pelo que entendi isso é adotado como forma de garantir a segurança dos turistas, principalmente mulheres, evitando casos de estupro por exemplo, porém acho que eles são muito radicais nesse ponto, concordo que é importante fortalecer a segurança mas sem impedir esses “encontros” em lugares públicos e movimentados.


Entrada Disco Ayala  


Perto de Trinidad há a Playa de Ancón, que vale a pena visitar.




Santa Clara:

   Santa Clara é marcada pelos monumentos de Che Guevara, foi lá, em 1958 que ocorreu a última batalha liderada por Che, que marcou o fim da ditadura de Batista. A cidade é conhecida como “A Cidade Histórica da Guerrilha”.




Lugares a visitar:

        Conjunto Escultórico Comandante Ernesto Che Guevara – Complexo que compreende o museu e o memorial Che Guevara.A cidade é pequena e uma das opções para percorrer os pontos turísticos é usar uma charrete


          Parque Leoncio Vidal (praça principal da cidade)

          Monumento Trem Blindado


   De segunda a segunda, a noite em Santa Clara é movimentada, com bares culturais e boates.  Cada dia da semana o agito é maior em um lugar específico. A dica é procurar se informar com o moradores ao chegar à cidade.




Bar cultural Mejunje



Varadero:


   Principal balneário de Cuba, atrai principalmente turistas canadenses e europeus.

    Cidade praiana, mar azul e limpo, com muitos turistas mas praticamente sem integração, cada um no seu resort. De dia ainda se pode ver pessoas caminhando, mas quando o sol começa a cair a maioria parte e apesar dos inúmeros bares e restaurantes ao longo de toda a rua principal, somente dois concentram os poucos que permanecem, em geral moradores e mochileiros, que como eu alugam quartos mais próximos à avenida principal ao invés de se estabelecerem nos famosos resorts. Sinceramente, acho que os que ficam em casas no centro da cidade, além de gastarem menos, são os que efetivamente conhecem e curtem o lugar, que percebem o que acontece de manhã cedo e quando tudo começa a fechar. Depois de uma caminhada entre os bares e barracas basta tomar um côco-táxi e retornar.




Lugares a visitar:

          Bar The Beatles e outros bares ao redor

          Barracas de souvenirs ao longo da avenida principal

          Praia


 



Cienfuegos:

Cidade pequena mas cheia de atrativos


 



Lugares a visitar:

          Parque Martí, antiga Plaza de Armas
          Teatro Tomás Terry

          Catedral de La Puríssima Concepción
       Paseo Del Prado – rua mais agitada da cidade, cruza todo centro histórico até Punta Gorda onde se pode ter uma visão panorâmica da baia.


    Há diferentes casas de shows ao longo da rua principal, do tipo “show feito para turistas” e que funcionam todos os dias, porém é possível encontrar bares menores e mais populares.


(Fotos Creuza Gravina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário