Se você sempre
pensa em fazer uma viagem para algum lugar mais longe, mas desiste ao imaginar as despesas que teria, sugiro que leia os pontos abaixo:
Frase na parede de hostel na Argentina
- Reflita sobre os produtos eletrônicos que possui ou pretende comprar. Claro que alguns deles têm recursos que facilitam a vida porém tenho certeza que muitos possuem equipamentos de alta tecnologia e não usam nem a décima parte das “facilidades” que os mesmos oferecem. Para você um iPhone 6, 5, 4 ... é essencial para a sobrevivência? Seu celular não resistiria mais alguns anos? E seu filho de 8, 10 anos, precisa de um telefone assim só para ficar nos joguinhos ou para se equiparar aos colegas de escola? É preciso trocar de automóvel a cada 2 ou 4 anos? E aquela TV de LED com tela grande, será que faz tanta diferença assim? Minha TV e meu celular são bem básicos, não tenho automóvel, e sinceramente acho que ganho muito mais investindo em viagens que ampliam minha cultura.
Frase na escada de hostel em São Paulo
- Ao buscar hospedagem você procura conforto ou praticidade? Se você vai viajar a trabalho concordo que o quarto deve ser individual, tranquilo, afinal de manhã cedo precisa estar acordado pois tem horário a cumprir e compromissos. Uma viagem romântica também merece melhor escolha. Agora, se você está viajando sozinho ou com amigos, lembre-se que há inúmeras opções de hospedagens mais econômicas, como os quartos coletivos de albergues\hostels (femininos, masculinos ou mistos, de acordo com sua preferência). Além da questão financeira, eles proporcionam conhecer novas pessoas e até a divisão de outras despesas, como táxi, preparação de almoço coletivo e outros. Alguns hostels no Brasil e no exterior ainda têm convênios com vans para passeios além de proporcionarem visitas guiadas ou caminhadas com city tours grátis.
Ficar num lugar assim não significa que você não deve se preocupar com segurança,
limpeza e boa localização, mas claro que vai ter que ser tolerante e abrir mão de um
conforto maior.
- Você faz questão de almoçar em bons restaurantes, conhecer a gastronomia do lugar?! Então prepare-se para muitos dígitos no cartão... mas se você se contenta em almoçar um frango com batatas ou espaguete e jantar uma fatia de pizza ou sanduíche com certeza economizará dinheiro e tempo. A dica é tomar um café da manhã bem reforçado no hostel, que geralmente está incluído na diária.
- Pretende conhecer várias cidades numa mesma viagem? Na Europa, com as cias aéreas low cost, é possível adquirir passagens de avião até entre países com valores bem em conta se tiver pouca bagagem (as taxas de excesso de bagagem nesses vôos às vezes são mais caras que a própria passagem). No Brasil ou qualquer outro lugar do mundo, lembre-se que existem os ônibus (além dos trens em alguns países). Muitas pessoas consideram inadmissível fazer uma viagem rodoviária de 8, 10, 15 horas (uns nem cogitariam fazer Rio – São Paulo de ônibus), mas além de muitas vezes essas passagens serem mais econômicas, você ainda pode reduzir uma diária fazendo a viagem à noite.
Não quer perder a vida noturna da cidade?! Ok, compre a passagem para 3 ou 5 da manhã. Feche as contas, guarde as malas no porta-volumes do hostel e quando retornar busque e siga direto para o terminal. Se preferir já guarde as malas nos lockers da rodoviária cedo, assim você ganhará mais uns minutinhos à noite, só não se esqueça de confirmar se o serviço funciona 24hs, senão corre o risco de ter que esperar até o amanhecer para retirar seus pertences.
- Fique atento às promoções e à melhor época para viajar para cada cidade, e não generalize. Em alta temporada passagens para uma determinada cidade podem custar até 10 vezes mais do que em um mês com procura baixa. Tente ser flexível, se não pode mudar a data das férias, mude o destino. Isso não quer dizer que você tenha que desistir do país ou cidade sonhada, somente esperar uma melhor oportunidade. Recorde que fui para Cuba (ler post http://creuzagravina.blogspot.com.br/2015/01/a-saga-da-impressora-ou-nos-rastros-de.html) porque ir à Fortaleza naquele período estava inviável. Consegui ir para o Ceará meses depois, mas no inverno. Posso ter perdido o movimento dos bares e festas, mas o sol e as paisagens eram os mesmos.
- Ok, você ainda não encontrou promoção especial, não tem iPhone e anda de ônibus, então considera que não é possível economizar mais?!! Bem... sinto muito mas vou tocar no seu ponto fraco (da maioria), a cerveja. Supondo que você saia com os amigos às quintas, sextas e sábados, e compre em botecos ou ambulantes o latão por 6 Reais (olha que não estou nem cogitando valores pagos em bares caros, boates ou casas de shows). Se você tomasse 8 latões numa noite já gastaria 48 Reais (isso sem falar em petiscos, churrasquinho, etc.). Em 3 dias seriam 144 Reais. Deixando de sair por dois finais de semana você já poderia comprar minha última passagem para a Argentina, que custou cerca de R$ 259,00 (sem taxas) ida e volta, na promoção especial de uma cia aérea.
- Não quer deixar de sair ou beber em bares? Passe a pagar tudo em cartão de crédito, na farmácia, na padaria, nos supermercados, até no jornaleiro, sem esbanjar, use como sendo dinheiro mesmo, mas com a vantagem de acumular pontos – confirme se o preço permanece o mesmo e se não há descontos para pagamento à vista. Não se esqueça de antes se inscrever no programa de pontuação do banco do seu cartão. Depois troque esses pontos por milhas e use quando aparecer alguma promoção especial.
Viajar não é um sonho impossível ou distante, o importante é rever quais são suas verdadeiras prioridades no momento, o que realmente deseja conhecer e como, além de ter paciência de pesquisar, calcular e ficar atento às promoções. Dependendo do seu perfil uma viagem do tipo “mochilão” de uma semana nos EUA pode sair quase o mesmo preço de um fim de semana em bons hotéis de Búzios.
Outro blog interessante para quem quer economizar é "Viagens para Mãos de Vaca":
http://www.maosdevaca.com/, onde se pode encontrar o famoso guia "Nova York para Mãos de Vaca".
Nenhum comentário:
Postar um comentário