terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Um lugar Chévere

              Pense na cidade mais perigosa do mundo... Há poucos anos atrás, todos diriam Medellín, mas bastaram alguns minutos na região e rápidas conversas com os “paisas” para perceber que felizmente esse adjetivo faz parte do passado. A colômbia inteira tem passado por progresso evidente na última década, mas especialmente Medellín virou exemplo de cidade que conseguiu driblar o tráfico e eliminar a violência, principalmente a partir de investimentos na cultura, educação e arte.
               A cidade cresceu não só em termos de segurança, mas infraestrutura e qualidade de vida. Os “paisas” - como preferem ser chamados os colombianos nativos de Medellín - se orgulham disso e pedem que essa nova realidade seja propagada pelo mundo, não para apagar o passado, registrado em pinturas nos muros e esculturas espalhadas pelas praças da região, mas para mostrar que eles conseguiram alcançar o que parecia impossível e que a cidade está de braços abertos a todos que queiram conhecê-la melhor.
               Comecei a falar da Colômbia partindo de Medellín pois esta cidade me encantou de um modo especial, a simpatia do povo, a temperatura amena, o colorido dos bares e praças e algo que me remeteu à Belo Horizonte, a capital mineira que sempre apreciei.




Caminhar por Cartagena admirando a arquitetura e o artesanato, onde as coloridas bolsas Wayuu ganham destaque e sol forte torna o lugar ainda mais belo, foi uma experiência gratificante. 



Por fim, Bogotá, que apesar de fria, chuvosa, que à primeira vista pode decepcionar um pouco, logo me fez mudar de opinião ao me deparar com o bairro da Candelária, que muito me lembrou Olinda (PE) - por suas ladeiras, casas coloridas e grafites, que também se assemelham a outros lugares queridos, como Santa Tereza (bairro do Rio de Janeiro) e Valparaíso (no Chile).





Mas o que é Chevére?  É uma expressão colombiana como o nosso conhecido "legal", agradável, que depois dessa viagem posso dizer com certeza que se aplica à Colômbia. 




E por que decidi falar sobre a Colômbia em dezembro?! Porque a Colômbia "bombou" nos noticiários dos últimos dias...

  • Primeiro pelo navio com ouro encontrado no início do mês:

Eu não fui ao fundo do mar mas vi o ouro!! Bem... não exatamente um navio... mas uma balsa de ouro puro, digamos, uma mini balsa...  rs


Essa é considerada a peça mais importante do Museu do Ouro de Bogotá

  • Segundo pela gafe do ano:  Miss Colômbia perde Coroa e Faixa de Miss Universo para Miss Filipinas por erro em concurso

E isso aconteceu justo com um país que se orgulha tanto de suas beldades, como prova o Portal de Las Reinas, uma espécie de Calçada da Fama das "Misses" em Cartagena:


Bem... mas o que importa é que eu ganhei minha faixa colombiana e mantenho até hoje  ;)  rs



Nenhum comentário:

Postar um comentário